Teleinterconsulta

A Teleinterconsulta é o foco de atuação da Plataforma Clínica Virtual.

A Interconsulta em si é usada desde os anos 80. Inicialmente usada para apoiar as diversas especialidades nos aspectos psiquiátricos que interagiam com os sintomas de diversas doenças.

Com o avanço tecnológico a Teleinterconsulta vem ganhando espaço com a troca de informações e opiniões entre médicos de diversas especialidades, normalmente sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico.

“… Interconsulta é usada desde os anos 80. Inicialmente usada para apoiar as diversas especialidades médicas …”

Detalhamento da Teleinterconsulta

O fluxo da solicitação de Teleinterconsulta inicia-se com o Médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) entrando na Clínica Virtual e iniciando o diálogo com a Assistente Virtual Rita, um chatbot especializado no atendimento aos usuários dos serviços disponíveis, para selecionar a opção de serviço desejada.

  • O Médico da UBS seleciona a ”1. Criar solicitação” para realizar uma Teleinterconsulta para a discussão de caso e assim obter uma segunda opinião.
    • Assim que o Médico da UBS confirma as informações fornecidas, a assistente virtual cria a solicitação e notifica no canal apropriado – a notificação é feita no canal da especialidade solicitada.
  • Na sequência, o Médico Especialista que se interessou pelo caso, inicia o diálogo com a assistente virtual para agendar a Teleinterconsulta solicitada, conforme exibido no diálogo abaixo.
  • Tão logo que os dados da solicitação forem informados e a solicitação de agendamento realizada, uma nova solicitação é gerada e o médico especialista pode visualizar as solicitações em seu canal de especialidade do Rocket.Chat ou iniciando um diálogo com a Rita.
  • O médico especialista da Escola Médica (por exemplo, o cardiologista) inicia uma conversação com a Assistente Virtual Rita para confirmar o agendamento, informando o número da discussão de caso, conforme fluxo da Figura 7.

Após a confirmação dos dados, ambos os médicos recebem a notificação do agendamento da Teleinterconsulta e na data informada recebem o link para a sua realização em uma reunião virtual.

Antes e no dia da reunião virtual agendada, lembretes são encaminhados para notificar a Teleinterconsulta, conforme fluxo da Figura 9. No dia, realizam a chamada para fazer a Teleinterconsulta.

Realizada a Teleinterconsulta, o médico especialista precisa acionar a Assistente Virtual Rita para finalizar o caso e registrar um parecer da Teleinterconsulta e a discussão com o médico da UsSF. Por exemplo, emitindo opiniões quanto ao caso analisado.

“… pretende-se implantar um conceito de Engenharia do Cuidado, através da promoção da comunicação e a colaboração de uma equipe de profissionais necessárias ao acompanhamento do paciente …”

As funcionalidades da plataforma Clínica Virtual devem ser entendidas nas suas diferentes perspectivas: a dos usuários (clientes) que é dada pelo conjunto de aplicações que conformam a solução (domínio das aplicações da solução) e a dos engenheiros de software (desenvolvedores) que é expressa pelo conjunto de recursos disponíveis na plataforma para facilitar o desenvolvimento ou integração de aplicações da solução (recursos da plataforma).