A Teleinterconsulta é o foco de atuação da Plataforma Clínica Virtual.
A Interconsulta em si é usada desde os anos 80. Inicialmente usada para apoiar as diversas especialidades nos aspectos psiquiátricos que interagiam com os sintomas de diversas doenças.
Com o avanço tecnológico a Teleinterconsulta vem ganhando espaço com a troca de informações e opiniões entre médicos de diversas especialidades, normalmente sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico ou terapêutico, clínico ou cirúrgico.
“… Interconsulta é usada desde os anos 80. Inicialmente usada para apoiar as diversas especialidades médicas …”
O fluxo da solicitação de Teleinterconsulta inicia-se com o Médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) entrando na Clínica Virtual e iniciando o diálogo com a Assistente Virtual Rita, um chatbot especializado no atendimento aos usuários dos serviços disponíveis, para selecionar a opção de serviço desejada.
Após a confirmação dos dados, ambos os médicos recebem a notificação do agendamento da Teleinterconsulta e na data informada recebem o link para a sua realização em uma reunião virtual.
Antes e no dia da reunião virtual agendada, lembretes são encaminhados para notificar a Teleinterconsulta, conforme fluxo da Figura 9. No dia, realizam a chamada para fazer a Teleinterconsulta.
Realizada a Teleinterconsulta, o médico especialista precisa acionar a Assistente Virtual Rita para finalizar o caso e registrar um parecer da Teleinterconsulta e a discussão com o médico da UsSF. Por exemplo, emitindo opiniões quanto ao caso analisado.
“… pretende-se implantar um conceito de Engenharia do Cuidado, através da promoção da comunicação e a colaboração de uma equipe de profissionais necessárias ao acompanhamento do paciente …”
As funcionalidades da plataforma Clínica Virtual devem ser entendidas nas suas diferentes perspectivas: a dos usuários (clientes) que é dada pelo conjunto de aplicações que conformam a solução (domínio das aplicações da solução) e a dos engenheiros de software (desenvolvedores) que é expressa pelo conjunto de recursos disponíveis na plataforma para facilitar o desenvolvimento ou integração de aplicações da solução (recursos da plataforma).